O Google está iniciando um processo de desativação de cookies de terceiros em suas plataformas, destinado a 1% dos usuários do Chrome a partir desta quarta-feira. Esse movimento faz parte de uma fase de testes que busca reduzir o rastreamento de dados utilizado por anunciantes para identificar consumidores. A meta declarada pela empresa é realizar testes para eliminar completamente o uso de cookies de terceiros até o final deste ano.
Você já percebeu quando procura passagens de avião online e, de repente, todos os sites começam a exibir anúncios relacionados? Isso ocorre devido aos cookies, que são softwares que permitem que sites e anunciantes rastreiem o comportamento online dos usuários. Embora teoricamente destinados a melhorar a experiência de navegação, os cookies têm sido objeto de controvérsia no que diz respeito à privacidade na internet.
O cronograma para a eliminação dos cookies de terceiros está sujeito à aprovação da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), órgão regulador antitruste do Reino Unido. A CMA está investigando se a decisão do Google de cortar os cookies pode ter impactos na concorrência na publicidade digital.
Recentemente, em um acordo com a Justiça dos Estados Unidos, o Google admitiu ter rastreado dados de milhões de usuários que pensavam estar utilizando o navegador no modo anônimo. Em teoria, ao ativar essa opção de navegação, o Chrome não deveria armazenar histórico, cookies e dados dos sites acessados, nem informações inseridas em formulários.
Os anunciantes expressam preocupação de que a perda de cookies no navegador mais popular do mundo restrinja sua capacidade de coletar informações para personalizar anúncios, tornando-os mais dependentes dos bancos de dados de usuários do Google.